quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Umectação capilar.

Acredito que a maioria de vocês já ouviu falar das umectações capilares, que são feitas com manteigas e óleos vegetais com o objetivo de nutrir os fios. Ou seja, é o velho e batido “banho de óleo”, mas com um nome mais bonitinho.O que a umectação faz é reposição lipídica, é repor determinados nutrientes que os fios precisam pra ficar saudáveis, o que resulta em cabelos nutridos, com o frizz reduzido, volume controlado, ressecamento minimizado e mais brilho.Qualquer pessoa pode fazer, basta escolher o óleo ou manteiga indicado para o seu tipo de cabelo, mas os cabelos crespos, cacheados e muito ressecados, com pontas “espigadas”, são os que mais se beneficiam da umectação. Para pontas espigadas, aliás, ainda não encontrei um “remédio” melhor do que as umectações, que em poucas aplicações reduzem bastante os danos dos fios.
Pode-se utilizar inúmeros tipos de óleo/manteiga vegetal pra fazer a umectação, desde que seja vegetal e 100% puro. É muito importante ressaltar isso porque óleos minerais ou óleos que contenham óleos minerais não devem ser utilizados pois eles não tratam os fios, não penetram no cabelo, apenas maquiam e “encapam” temporariamente.


Via de regra, quase todos os óleos destinados aos cabelos contém óleo mineral na sua composição e não devem ser utilizados para umectação. É só olhar o rótulo e verificar se há algo como mineral oil, óleo mineral, petrolatum, parafina líquida, vaselina líquida, paraffinum liquidum, por exemplo.

 No próximo post vou explicar como fazer a umectação tanto com os óleos quanto com as manteigas,em breve postarei os que mais gostei e os indicados para cada tipo de cabelo, certo? bjinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário