Google+folowers

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Receita Natural para Limpeza das Narinas ( Interessante )

Neti Kriya é uma antiga técnica de purificação usada tanto no Yoga, quanto no Ayurveda, a medicina milenar indiana. Este método de limpeza das narinas traz inúmeros benefícios fisiológicos e psíquicos, como profilaxia do sistema respira
tório superior, combate a rinite, sinusite, resfriado alérgico, remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, aumenta a resistência do organismo contra infecções respiratórias, é importante para plena captação do PRÂNA (bio-energia), produz uma melhor oxigenação cerebral aumentando a memória, concentração, e a lucidez mental. Auxilia no combate aos distúrbios do sono, como ronco, apnéia e insônia, o sono se torna mais reparador. Pode ser usado a noite antes de dormir e pela manhã.
tório superior, combate a rinite, sinusite, resfriado alérgico, remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, aumenta a resistência do organismo contra infecções respiratórias, é importante para plena captação do PRÂNA (bio-energia), produz uma melhor oxigenação cerebral aumentando a memória, concentração, e a lucidez mental. Auxilia no combate aos distúrbios do sono, como ronco, apnéia e insônia, o sono se torna mais reparador. Pode ser usado a noite antes de dormir e pela manhã.
- Usa-se água levemente morna e uma colher de café de sal marinho.- A água morna tem função vasodilatadora, o sal (cloreto de sódio) é imprescindível, dissociando-se na água o sódio age como anti-séptico, o cloro como bactericida.- Para sinusite adicione duas gotas de própolis, para rinites duas gotas de limão.



Pode-se usar o borrifador infantil,quando não se encontra a Lota.






LIMPEZA DAS NARINAS - JALA NETI
Jala Neti é uma técnica do Yoga usada para limpar as narinas através da condução de água pela cavidade nasal. Ele é indicado para eliminar a mucosidade acumulada na cavidade nasal, desobstruir os orifícios de drenagem dos seios faciais evitando a sinusite, fazer a assepsia do local e como profilático para gripes e resfriados. Essa limpeza estimula os olhos e melhora a visão. Este método pode parecer incômodo, mas essa impressão se desfaz após a primeira tentativa, pois sua excecução é muito simples.
EFEITOS:• Elimina o excesso de muco e os resíduos da poluição.
• Previne e atenua doenças respiratórias como alergias, resfriados, sinusites e rinites.
• Atua sobre olhos, ouvidos e garganta. Melhora miopia, alguns tipos de surdez por excesso de secreção e inflamação de adenóides.
• Tem efeito calmante e refrescante sobre o cérebro e é benéfico no tratamento da enxaqueca e da epilepsia.
• Ativa o ájña chakra, o centro energética entre as sobrancelhas, que é responsável pela intuição e meditação.
COMO FAZER:
Para fazer essa limpeza você precisa de um lota.
Esse instrumento parece um pequeno bule e tem um bico apropriado para inserir nas narinas. Para manter seu lota sempre limpo, lave-o com água e sabão e guarde em local livre de poeira. O melhor horário para fazer o Jala Neti é pela manhã, ao acordar. Nunca faça antes de dormir, pois se ficar um pouco de água acumulada na cavidade nasal, poderá ir para o ouvido quando você estiver deitado.
 Coloque 1 colher (chá) de sal grosso em 1/2 de litro de água mineral. Ferva a mistura por alguns minutos e deixe esfriar até que a água esteja morna. Ponha a solução no lota e introduza o bico em uma das narinas. Tombe a cabeça para frente e para o lado e introduza o bico do lota de forma que a água flua de uma narina à outra. Respire pela boca durante o Jala Neti. Cuidado para que a cabeça não tombe para trás, nem deixe que ela tombe muito para os lados. Se o ouvido ficar mais baixo do que as narinas, a água poderá ir para o canal auditivo. Repita introduzindo a água pela outra narina. Termine secando as narinas como se você assoasse o nariz sem criar pressão nelas. Assoe algumas vezes com a cabeça tombando para frente, algumas com a cabeça tombando para cada lado e mais algumas com ela tombada para trás.
CUIDADOS ESPECIAIS: Prestem bastante atenção:

Não faça o Jala Neti se as narinas estiverem completamente bloqueadas e a água não conseguir passar. Não force a passagem da água. Não faça o Jala Neti quando houver sangramento ou hemorragia nas narinas. Se sentir ardor nas narinas, procure ajustar melhor a quantidade de sal. Experimente aumentá-la ou diminuí-la. A medida que damos acima é muito confortável para a maioria das pessoas. Se der vontade de espirrar, veja se a temperatura da água está adequada. Você deve ser capaz de manter o dedo dentro da água sem desconforto. Se sentir que as narinas ressecam com o sal, diminua um pouca a quantidade de sal ou passe um pouco de azeite por dentro das narinas usando o dedo mínimo. Isso protegerá as mucosas.

Um comentário:

  1. Super curti a dica,vou usar todos,gostei muito do blog,só queria pedir para você aumentar a fonte deste post,beijos


    Amizades,verdadeiras ou falsas ? http://sentimentosviciantes.blogspot.com.br/2013/08/amizadesverdadeiras-ou-falsas.html
    Retribuo comentários e seguidores,com carinho, beijos.

    ResponderExcluir